Portugal enfrentou uma já esperada retranca de um time organizado forte fisicamente que soube diminuir os espaços do time português que tinha a bola, mas não tinha a velocidade necessária para quebrar a forte linha de defesa.
A Thequia abriu o placar em um belo chute da entrada da área levando Portugal ao desespero partindo para o ataque com muita transpiração e pouca inspiração do jogo apagado de Bruno Fernandes, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo, o time lusitano foi contra graças a uma grande trapalhada da defesa rival.
O gol da virada lusitana foi graças ao oportunismo do jovem e talentoso Francisco Conceição que com apenas 53 segundos em campo aproveitou o erro da defesa e colocou a bola no fundo da rede fazendo explodir de alegria a apaixonada torcida portuguesa.
É fato que na fase de classificação o mais importante é vencer, mas o fraco desenho português na estreia deve acender a alerta para o treinador Roberto Martinez.
A atual campeã da Eurocopa começou o sonho do bicampeonato contra a República Chéquia começou com uma vitória suada, mas um decepcionante em termos de desempenho.