A guerra entre os irmãos Ferreira Gomes esquentou os bastidores do poder da capital cearense até o momento o senador e ex-ministro da educação e ex-governador do estado Cid Gomes venceu uma batalha muito importante no duelo contra seu irmão mais velho Ciro Gomes provocando uma debandada de mais de 40 prefeitos do PDT.
DISPUTA ENTRE OS FERREIRA GOMES MANCHA O PDT
A briga entre Ciro e Cid que se arrasta desde 2022 quando o presidenciável Ciro Gomes cuspindo cobras e lagartos, marimbondos contra o partido dos trabalhadores que era seu aliado histórico.
A briga que começou por conta da quebra da aliança com PT liderado no estado pelo ex-governador Camilo Santana, Ciro escolheu apoiar o ex-prefeito da capital Roberto Cláudio, enquanto Cid sempre deixou claro ser favorável à continuidade da aliança.
Mesmo após a eleição Cid e outros aliados diziam acreditar em uma aliança, mas a briga ficou cada vez mais acirrada até o dia em que os irmãos Ferreira Gomes protagonizam em uma briga história em uma reunião do diretório nacional do PDT pelo comando do partido no estado, mas o que está em jogo é muito maior do que apenas o comando do PDT cearense.
O QUE ESTÁ EM JOGO NO DUELO ENTRE OS IRMÃOS
O que está em jogo, na verdade, nesta guerra, é muito mais do que o controle do partido do estado, mas sim as eleições de 2026.
CID PRECISA DO PT
Cid que é um profundo conhecedor dos bastidores da política do estado, principalmente no interior do estado, enquanto Ciro apostou muito no seu suposto legado dos tempos em que foi governador na distante década 90, acreditando que o Ceará de 2022 era o mesmo dos tempos em que era governador.
Em 2026 o Ceará vai eleger 2 senadores, o PT que comanda o estado deve defender a renovação de mandato do governador Elmano de Freitas e deve ter um candidato ao senado que provavelmente será o hoje deputado José Guimarães que já está trabalhando no interior do estado, a segunda cadeira no senado está em aberto e Cid busca uma aproximação com PT para garantir a segunda vaga.
CID FAZ O PDT VIRAR POEIRA
Ao levar 43 prefeitos e 15 deputados estaduais Cid mostra força e agora deseja deixar completamente da sombra do seu irmão Ciro Gomes e levando seu outro irmão Ivo Gomes prefeito de Sobral a única dúvida que existe agora é para onde vão Cid e seus aliados.
Seu grande rival nesta batalha para ser candidato ao senado em 2026 é o ex-senador Eunício Oliveira, do MDB, ex-presidente do senado, que já deixou claro que existe um acordo entre MDB e PT para que ele seja candidato ao senado em 2026.
A escolha do próximo partido é o maior desafio da carreira de Cid Gomes.