Os bastidores do poder estão esquentando na maior cidade do baixo sul do estado, com políticos e partidos se movimentando buscando formar alianças fortes visando as eleições de municipais de outubro de 2024.
A JOGADA DE MARCOS MEDRADO
Enquanto a ex-prefeita Jucélia Nascimento se aproxima da base petista com o seu grande aliado e presidente estadual do Podemos Raimundo Costa abriu que as portas da legenda para sua grande aliada, o experiente ex-deputado federal Marcos Medrado, atua firme nos bastidores do poder buscando alianças fora da base petista a sua parceria com os republicanos bolsonarista de extrema-direita.
A grande aposta de Medrado, pré-candidato do PV, é seguir unindo forças com a multicolorida base petista, o Partido Verde faz parte da federação Brasil da esperança que em 2022 elegeu o petista Lula presidente da república pela lei eleitoral, os partidos que formam essa federação devem atuar politicamente em bloco durante 4 anos, ou seja, todo o mandato daqueles que foram eleitos.
Desta forma, PT, PV e PCdoB são obrigados a ter candidaturas únicas por todo o país.
Em Valença o único partido desta federação que tem um nome verdadeiramente competitivo para disputar as eleições municipais de outubro é Marcos Medrado.
Medrado que mesmo quando seu antigo partido PP rompeu com o então governador Rui Costa para abraçar o velho carlismo seguiu de mãos dadas unindo forças com as estrelas petistas e apoiando a candidatura de Jerônimo Rodrigues enquanto Jucélia Nascimento abandonou a base petista abraçou o velho carlismo e foi derrotada.
O governador petista Jerônimo Rodrigues, uma das lideranças políticas mais influentes do país, já deixou claro que aqueles que o apoiaram na disputa eleitoral de 2022 terão prioridade nas costuras políticas de 2024 e que vai buscar manter a base governista unida nas disputas municipais.
É fato que o governador por mais bem avaliado que seja não tem o poder de definir uma disputa municipal, pois na disputa municipal questões estaduais e nacionais não têm grande peso, mas se o desejo do governador se concretizar e Jerônimo Rodrigues participara da campanha com a mesma energia e vigor que tem participado dos encontros petistas neste começo de 2024 Marcos Medrado será um adversário duro de ser batido e vai usar contra Jucélia o fato da ex-prefeita ter abraçado o carlismo.
Jucélia terá como contra-ataque o fato de Marcos Medrado ter sido o principal parceiro do atual prefeito Jairo Baptista na disputa eleitoral de 2020.
Assim como o deputado federal Raimundo Costa, Marcos Medrado também está trabalhando forte nos bastidores do poder.
Vejamos quem levará a melhor nessa disputa.