Enquanto os queridos leitores e eleitores buscam neste último mês de 2025 tirar algumas promessas do papel, os políticos já estão mirando as eleições de outubro de 2026.
A Bahia é o único lugar onde o principal articulador político do governo pode ter o luxo de fazer política na beira do mar em clima de férias, isso é possível somente na aprazível ilha de Morro de São Paulo, um dos destinos turísticos mais badalados do Brasil.
CONVIDADO DE HONRA DOS MEIRELES
O secretário estadual de relações institucionais petista Adolpho Loyola foi convidado de honra da família Meireles durante o tão badalado Festival de Primavera, sucesso de público e crítica.
É claro que a política também foi tema da festa, com destaque para uma declaração para lá de reveladora do pré-candidato a deputado estadual Rafael Meireles, grande aliado do prefeito e ex-deputado estadual Hildécio Meireles.
“Essa definição eu deixo para ele, que é meu líder. Ele tem se dialogado com todo o respeito a ACM Neto, que é um amigo. Jerônimo também tem se mostrado um cara assim fantástico e a gente está assim na espera da definição dele e aí o que ele definir a gente vai seguir os caminhos que ele traçar”, afirmou.
RAFAEL MEIRELES-PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL AO PORTAL MUITA INFORMAÇÃO
A ESTRATÉGIA DOS MEIRELES NO TABULEIRO DO PODER NA TERRA DE TODOS OS SANTOS
Se fizermos uma análise curta das palavras do jovem Rafael é possível dizer que ele deixa questões partidárias para serem discutidas apenas no ano eleitoral, mas se olharmos de forma detalhada é possível perceber que mesmo rasgando elogios ao governador petista Jerônimo Rodrigues Rafael classifica o líder carlista ACM Neto como amigo.
Enquanto isso, o experiente prefeito Hildécio Meireles busca mostrar publicamente que está cada vez mais próximo do PT, seu antigo rival.
“Isso é uma construção. Isso a gente vai colocando um bloco, levantando uma parede, planejando a sala, planejando a cozinha. É assim que se constrói essa relação institucional e eu quero aqui testemunhar que em momento nenhum o governador me fizera exigência nenhuma. Nenhuma. Eu estive em Brasília levado pelas mãos do governador ao ministro Rui Costa. Tratamos de assuntos de grande interesse do município e da Bahia e também em nenhum momento foi me feita nenhuma exigência. Porque isso é uma construção. Quando nós estamos aqui fortalecendo a instituição-município, quando nós estamos aqui fortalecendo a instituição-Estado da Bahia, nós estamos fazendo política de Estado e não política de governo apenas. É nesse diapasão que também, governador, a gente constrói as relações políticas e as relações eleitorais”
PALAVRAS DO PREFEITO DE CAIRU HILDÉCIO MEIRELES FONTE PORTAL DO BAIXO SUL.
Durante o anúncio de um pacote de investimentos nos mais diversos setores, essa foi a primeira vez que o carlista tradicional Hildécio Meireles usou o termo eleitoral em um evento público ao lado de uma grande estrela petista.
Meireles já declarou que possivelmente votará no petista Jaques Wagner em 2026.
O que está cristalino nestas diversas declarações é que a estratégia dos Meireles é deixar o Jovem Rafael gastar muita sola de sapato suar a camisa pelos quatro cantos da Bahia sem ter que carregar o peso de complexos compromissos locais e partidários enquanto o experiente Hildécio Meireles está livre para negociar os interesses do seu grupo político com aqueles que verdadeiramente possuem poder de decisão nos bastidores do poder na Bahia.
Hildécio quer dar ao seu aliado, Rafael tudo aquilo que ele não teve na sua campanha de reeleição a ALBA em 2018 no auge do bolsonarismo o líder carlista ACM Neto gerou uma expectativa gigantesca nos seus aliados incluindo o próprio Hildécio não deixou a prefeitura da capital por medo de sofrer uma dura derrota para Rui Costa que na época era um dos governadores mais bem avaliados do Brasil e José Ronaldo foi mandado para o sacrifício de comandar a oposição fato que prejudicou consideravelmente o desempenho de muitos carlistas entre eles o então deputado estadual Hildécio Meireles que no apagar das luzes deixou o desgastado MDB e em uma tentativa desesperada de se eleger foi para o PSC onde foi derrotado.
Tudo que os Meireles não desejam é ver uma repetição do filme de 2018 por isso é fundamental que as negociações sobre o futuro político de Rafael sejam definidas apenas em 2026, pois em um ano eleitoral onde são definidas as chapas o anúncio de apoio seja para um lado ou para outro e os Meireles jogam com a força política do seu grupo para declarar definitivamente para onde vão.
Enquanto o grupo carlista aposta na fidelidade de laços históricos o grupo petista aposta na possibilidade de grandes entregas que transformam de forma direta a vida da população e por consequência vão fazer a popularidade dos Meireles crescer ainda mais em Cairu fazendo de Cairu não apenas uma vitrine turística mais também eleitoral.
Quem viver verá!




