As peças começam a se movimentar nos bastidores do poder, com partidos e lideranças políticas se movimentando buscando formar as melhores alianças.
Em Cairu, o prefeito e pré-candidato a reeleição Hildécio Meireles mostrou força política no primeiro encontro da sua pré-campanha com seus aliados.
Meireles que além de prefeito de vários mandatos como chefe do poder executivo do único município arquipélago do Brasil foi deputado estadual, o primeiro da história da região do baixo sul do estado anunciou que a sua candidatura à reeleição pelo partido União Brasil terá o apoio do PP e do Podemos.
JOGO DO PODER EM CAIRU
O importante anúncio feito por Meirelles mostra claramente o como é complexa a sopa de letrinhas que é o sistema partidário brasileiro e navegar nesta sopa de letrinhas é uma arte para poucos.
O União Brasil é um dos maiores partidos do Brasil que na Bahia faz oposição ao governo petista de Jerônimo Rodrigues, mas que na capital federal faz parte da multicolorida base de apoio ao governo Lula com ministérios muito importantes para uma cidade como Cairu como o ministério do turismo já que Morro de São Paulo um dos destinos turísticos mais badalados do Brasil.
O Podemos é um partido de extrema-direita que na boa terra apoia o governo petista e na capital federal é bastante dividido quanto ao apoio ao governo Lula.
A aliança com o Podemos, na verdade, é uma estratégia com foco na política local, mas obviamente tem efeitos sobre a campanha em Cairu, já que Meireles conquistou mais um importante aliado junto ao governo estadual, algo muito importante para qualquer candidato.
O PP é mais uma conquista valiosa para a campanha de Meireles que começa a corrida eleitoral e promete anunciar mais alianças em breve.