O candidato do Avante Hilton Couceiros de Matos ocupou as principais manchetes dos portais de notícias do Brasil, envergonhando os moradores e eleitores de Valença, maior cidade da região do Baixo sul baiano.
O candidato do Avante, partido que faz parte do governador petista Jerônimo Rodrigues Hilton Couceiros disse:
Vocês já viram, vocês vão entender o seguinte... Hoje nós temos algumas escolas de Valença, como Apae, AMA, Pestalozzi com crianças com deficiência física e autista, etc. Isso é muito preocupante porque fica parecendo que é... Como é que se dá o nome? Praga não, mas é mais ou menos isso. Está evoluindo demais isso",
Essas palavras deixam claro o profundo despreparado de um candidato que foi no mínimo desrespeitoso não apenas com os autistas, mas com toda uma comunidade de profissionais que atuam para que autistas possam viver da melhor forma possível diferente do que algumas figuras depressíveis podem acreditar o autismo não é uma praga autistas merecem por respeito assim como todos os seres humanos.
Ao perceber o efeito negativo de sua fala, o candidato recuou.
“Utilizei um termo inadequado para me referir ao aumento de diagnósticos de autismo, o que gerou interpretações que não condizem jamais com o meu pensamento ou a minha postura. Foi um momento de falha na escolha das palavras, peço desculpas sinceras a todas as famílias, pessoas com autismo e a quem mais possa ter se sentido ofendido por tal equívoco”.
Além de pedir perdão pelas vergonhosas declarações, o candidato deveria se comprometer com a sociedade Valença divulgando o que irá fazer para melhor a vida não apenas dos autistas, mas também de todos os deficientes moradores da cidade.
O desconhecimento e preconceito devem ser combatidos por toda a sociedade entidades como AMA, APAE e Pestalozzi merecem respeito e não caridade e sim que todos os candidatos tenham coragem de não apenas repudiar essa vergonhosa declaração com total veemência, mas também apresentar proposta para melhorar a saúde e vida das pessoas autista, mas também das pessoas com deficiência pactuando a ampliação da parceria entre o poder público e as entendidas.
A praga que deve ser exterminada com todas as forças é o preconceito.
Tags
CIDADES